31 de Janeiro de 2011

Adolfo Scherman

Adolpho Schermann

adolpho-schermann.jpg

Adolpho Schermann, celebridade empolgante na história da AABB

Do quadro de fundadores salta-nos o nome de Adolpho Schermann, considerado pelos antigos como um dos maiores responsáveis pelo crescimento da AABB desde a sua fundação.

Chegou ao Rio de Janeiro para trabalhar na Direção Geral, transferido da Agência de Santos (SP) e foi logo treinar na AABB. Tomou gosto pela turma e pela Associação e vaticinou ante a incredulidade de alguns: “Vamos fazer da AABB um grande clube”.
As dúvidas foram se dissipando quando começaram a sentir a disposição de Schermann e a demonstração de suas qualidades como líder, idealista, aglutinador e desportista da melhor estirpe. Trazia volumosa bagagem, com títulos de fundador

da AABB-SP, da Associação Santista de Basquetebol; de diretor do CR Saldanha da Gama, de Santos-SP. Tanto fez em prol da AABB que chegou à Presidência em 1942.
A disposição e o entusiasmo de Schermann para a luta contaminou outros colegas grandes baluartes e, aliado ao seu prestígio junto aos Poderes do Banco, todos caminhavam agora com a certeza de que a AABB cresceria até o topo. Para se ter uma idéia, em 1928, pouco mais de 100 companheiros aderiram ao chamado para associar-se à AABB. Em 1934, alcançavam os registros pouco mais de 500 sócios, evoluindo no ano seguinte para 650. Com as diversas promoções, tais como nomeação de representantes nas Agências; armação de uma barraca, nos fins de semana, na praia de Copacabana; almoços de confraternização; instituição de medalhas e prêmios para os atletas vitoriosos nas diversas competições, em pouco mais de 2 anos, esse número cresceu para 1550 sócios. Daí não parou mais de surgirem programações de alto nível que empolgaram o funcionalismo e o levaram a associar-se à AABB, tanto que, em 1950 o cadastro já assinalava. nas diversas categorias, a invejável marca de 5.401 associados.

O valor do trabalho de Adolpho Schermann foi reconhecido no Brasil e no exterior nas diversas homenagens que recebeu em vida, dentre elas a medalha de mérito outorgada pela Helms Foundation da Califórnia – EEUU, concedida às pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento dos esportes amadores no mundo. Com justiça, prestamos a nossa homenagem à memória dessa celebridade que muito fez pela nossa Associação.

Compartilhar:

Comentários

Banners