01 de Setembro de 2022

Mantra

Por: Professora Alice Hargreaves de Araújo



A palavra “MANTRA” vem de uma raiz sânscrita que quer dizer “aquilo que protege”.


Na Índia os mantras são cantados como preparação para abençoar e santificar as pessoas e local onde devem realizar-se as práticas espirituais.


O Mantra original é o mantra OM – do qual, pode-se dizer, tem sido todos os fonemas e mantras. Ele é verbalização da realidade suprema; e a palavra de Deus. Ao cantarmos esse mantra OM nos aproximamos da realidade suprema.


Os mantras são importantes sob dois aspectos:

1- devocional e místico

2- poder energético


1- É a verbalização da verdade interior de um grande mestre. Quando um mestre yogui alcança um alto grau de beatitude espiritual, ele deixa um mantra como se nos deixasse seu barco para atravessarmos um grande oceano. O mantra pode então ser comparado a um fio elétrico, a um dínamo de força, pois ele estará sempre carregado do “poder espiritual” de todos os sábios e santos que o tem pronunciado através dos séculos. Tornam-se sons sagrados.

2- Por outro lado, o poder energético do mantra é extraordinário. A cadência de um mantra repetido inúmeras vezes modifica o nosso campo eletromagnético dando-lhe mais consistência mais vida. O poder da vibração dos sons e suas potências renovadoras estão sendo aplicadas nas grandes clínicas da Europa e da América do Norte na cura de doenças nervosas.


Desde a antiguidade os grandes yoguis aplicam e usam o poder dos mantras e dos sons para beneficiar-se física, mental e espiritualmente. O mantra, portanto, nos proporciona.


1- Silêncio e paz para a mente (diminuindo a ciclagem do cérebro);


2- Energia para o corpo (pela descontração dos plexos nervosos);


3- Aproximação a níveis mais altos espirituais, quando nos harmonizamos com Deus.


No cantar do mantra, o yogui se utiliza do movimento ascecional da energia do som para fundir-se na energia cósmica. A liberação do yogui se obtém precisamente pela sua identificação com os níveis mais altos da energia, quando então se da à reabsorção cósmica.


A ressonância do mantra funde-se na energia ou sakti que é sua fonte e de onde reside um a certa forma de vibração sonora.


Para efeito de uma boa meditação, o mantra é o veículo que utilizamos para desligar o nosso pensamento do mundo exterior ou consciente e nos transportamos ao nosso mundo interior, ao estado supra consciente ou absoluto.


O mantra pode ser: cantado, falado ou pensando e em qualquer destas formas, nos põe em contato com o nosso interior. O mantra é um meio de aproximação coma nossa realidade.



Compartilhar:

Comentários