Editorias
Ricardo Libório: uma Jornada de Graduação e Gratidão
No último domingo, o salão nobre da AABB foi palco de um evento histórico: a graduação de Ricardo Libório à faixa-coral de Jiu-Jitsu. A cerimônia, que reuniu cerca de 450 pessoas, marcou a consagração de um dos alunos mais aclamados de Carlson Gracie, após 31 anos de dedicação à arte suave.
Libório, que também é um dos fundadores da Brazilian Top Team, foi homenageado com a comenda Helio Gracie pelo vereador Marcelo Arar, em reconhecimento aos seus serviços sociais prestados por meio do esporte. A cerimônia contou com a presença de grandes nomes do Jiu-Jitsu, como Reyson Gracie, Fernando Pinduka, Carlos Rosado, os irmãos João Alberto e Álvaro Barreto, e Arthur Virgílio, além de outros faixas vermelha-e-branca e mestres da faixa-coral.
Para Libório, a graduação na AABB foi um momento de grande significado, já que foi aqui que ele deu seus primeiros passos como lutador, aos quatro anos de idade, ao vestir seu kimono para treinar judô. "É um círculo que se conclui", disse o mestre, que hoje se dedica a lecionar nos EUA. Uma legião de seus alunos americanos esteve presente na cerimônia, testemunhando a consagração de um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu.
A graduação de Ricardo Libório à faixa-coral foi mais do que um reconhecimento à sua trajetória de sucesso. Foi também uma celebração da paixão pelo Jiu-Jitsu, da importância da perseverança e do compromisso com a comunidade. A presença de tantos alunos e amigos, vindos de diferentes partes do mundo, demonstra o impacto que Libório teve na vida de tantas pessoas.
Parabéns, Ricardo Libório! Que sua jornada continue inspirando e motivando novas gerações de lutadores e amantes da arte suave.