26 de Novembro de 2018

BIBLIOTECA

DICAS DE LEITURA

CAPRICÓRNIO NA TERRA DOS INCAS.
Carlos I. Ruiz

Este livro provoca uma reflexão sobre as grandes questões que inquietam os seres humanos, ao desvelar as possibilidades de realização individual diante de uma realidade desfavorável.

Tim, personagem principal, vem de uma realidade familiar econômica adversa, mas sua trajetória revela aos poucos inimaginável
potencialidade do indivíduo para sua realização pessoal. Nessa condição o personagem é humano e como tal vai mostrando seus defeitos, suas virtudes e preconceitos nas relações sociais.

Essa história nos ensina a viver por meio das palavras, emoções, sentimentos, pessoas, heróis, regras e trajetórias, todas semelhantes a nossa.

A obra oferece a oportunidade de dar e buscar sentido a nossa forma de viver, ver o mundo e também questioná-lo, nos levando ao profundo desejo de encantar a vida.
capricornio-na-terra-dos-53.jpg

HISTÓRIA DA RIQUEZA NO BRASIL
Jorge Caldeira


História da riqueza no Brasil é ao mesmo tempo tão monumental quanto síntese. Há algumas definitivas, como as do trio Gilberto Freyre- Sérgio Buarque de Holanda-Caio Prado. A diferença? São mais de quinhentos anos relidos e explicados em nova chave. Pois para realizara sua, Caldeira serviu-se de disciplinas vizinhas, a antropologia e a econometria, enriquecendo interpretações que já vinha consolidando em obras anteriores. (Caldeira) ressalta, o que para poucos era claro, que o mercado interno sempre teve importância maior do que lhe foi atribuída por muitos autores, mesmo de livros clássicos. Não que se deixe de reconhecer o papel importantíssimo do mercado externo para a inserção mundial da economia, mas desaparece o retrato simplificador da sociedade brasileira do passado como se ela fosse formada apenas pela grande lavoura de exportação.

historia-da-riqueza-no-b-33.jpg
O LIVRO DE JÔ
Jô Soares

Em seu aguardado livro de memórias (desautorizadas!), Jô Soares ilumina os bastidores da própria vida com humor e inteligência irresistíveis. Com verve mais afiada do que nunca, Jô Soares compartilha sua trajetória de astro midiático num livro de memórias escrito para fazer rir, chorar e, sobretudo, não esquecer. O primeiro volume resgata fatos, lugares e pessoas marcantes da juventude de Jô e reconstitui seus primeiros passos no mundo dos espetáculos, nas décadas de 1950 e 1960. Entre a infância dourada no Copacabana Palace e a dura conquista do estrelato, acompanhamos o autor do nascimento aos trinta anos. Os antecedentes familiares, a meninice privilegiada nos palácios da elite carioca, a mudança para um internato na Suíça, os marcos da formação cultural do futuro showman na adolescência, a paixão pelo jazz, a estreia modesta em pontas no cinema e na televisão, o primeiro casamento e, finalmente, a conquista do sucesso numa São Paulo fervilhante: tudo que você sempre quis saber sobre Jô, ele mesmo conta, com muito talento.
o-livro-de-jo.jpg
Compartilhar:

Comentários