04 de Fevereiro de 2019

DICAS DE LEITURA

A GORDA

Isabela Figueiredo

Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca todo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.

biblio-4.jpg
linha.jpg

OBRIGADA PELO ATRASO

Thomas L. Friedman

Nossa vida está sendo transformada em tantos aspectos e de forma tão rápida que ficamos desnorteados. Em "Obrigado Pelo Atraso", Thomas L. Friedman discute os grandes movimentos que estão redefinindo o mundo. Segundo o autor, para entender o século XXI é preciso entender que as três maiores forças do planeta - a tecnologia, a globalização e as alterações climáticas - que mudam numa velocidade muito alta e de forma simultânea. Vivemos, como diz Friedman, uma era das acelerações, que transforma cinco pontos-chave da sociedade: o local de trabalho, a política, a geopolítica, a ética e a comunidade. Com otimismo, Friedman mostra que podemos superar os múltiplos estresses dessa nova era se diminuirmos a marcha, se ousarmos nos atrasar e usarmos esse tempo para reimaginar a sociedade.



biblio-2.jpg
linha.jpg

O BARCO DAS CRIANÇAS

Mário Vargas Llosa

Diariamente, ao se preparar  para ir à escola, Fonchito vê de sua casa um homem sentado no banco do parque, contemplando o mar. Intrigado, resolve ir ao seu encontro e perguntar o que ele procura ali, todas as manhãs. O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide compartilhar com Fonchito uma história muito antiga e...extraordinária. Assim, sempre antes de o ônibus da escola chegar, Fonchito ouve um novo capítulo das aventuras de um barco cheio de crianças que, desde a época das Cruzadas, singra os mares do mundo. Inspirado pelo conto "A Cruzada das Crianças", de Marcel Schwob (1867-1905), Mário Vargas Llosa compõe uma bela ficção histórica com ecos de fábulas e mitos antigos. 

biblio-3.jpg
Compartilhar:

Comentários