17 de Janeiro de 2020

Pais líderes? O que é isso?

Olá pais! Vocês já se perguntaram se vocês são líderes dos seus filhos?  Pois é, estamos acostumados a ouvir muito sobre liderança no mundo corporativo ou esportivo. Mas, hoje, um ponto que eu quero trazer para nossa reflexão é: existem pais líderes? Sim, com certeza!!

 
O processo de aprendizado infantil mostra que os bebês já imitam seus pais, ainda que involuntariamente. A repetição dos sons e movimentos dos pais faz parte do desenvolvimento infantil.  Com o passar dos anos, com o cérebro mais desenvolvido e fazendo conexões neurais, a imitação ou repetição passa a ser uma atitude voluntária das crianças por refletir o comportamento dos pais. E é ai que os pais iniciam o papel de liderança junto aos filhos, pois os filhos se espelham neles.


O autor norte-americano, Kenneth Blanchard disse que “A chave para uma liderança de sucesso é a influência, não a autoridade.” É exatamente assim que os pais líderes afetam seus filhos, por meio da capacidade de influenciar e não de obrigar a tomar atitudes ou adotar algum comportamento. Todo líder influencia ou lidera pelo exemplo, pelas atitudes que ele adota e não só pelo discurso, ou seja, pelo que ele fala. O exemplo tem um poder de convencimento inabalável e a criança copia, exatamente, o padrão de comportamento dos pais. É nesse ponto que está a chave, para os pais atingirem seus objetivos como educadores.  Claro, que é importante haver sentido entro o que os pais falam e o que eles fazem, mas de nada adianta, se a fala não estiver diretamente conectada à ação.


Alguns pais não se dão conta e ficam questionando os comportamentos dos filhos, porque não identificam que os filhos reagem ao funcionamento do sistema familiar que se encontram inseridos. Pensem em um motor, onde as peças das engrenagens se encaixam. É assim que funciona o sistema familiar que se retroalimenta e cria um padrão de comportamento dentro da família. Esse padrão se propaga para fora da família, na sociedade.  Por isso, o cuidado na formação e transferência de valores é necessário, para que a criança tenha boas relações fora do ambiente familiar.


Já perceberam que algumas vezes nos perguntamos: “Não sei onde meu filho aprendeu isso...?” Estejam certos de que, em algum momento, ele está se espelhando em vocês. Ou, em alguns casos, naqueles responsáveis pela sua educação: avós, cuidadores e etc. Mas a criança estará, na grande maioria das vezes, assimilando e repetindo, muito mais o que ela observa como exemplo, do que aquilo que ela ouve. 

Por isso, é bem pertinente que os pais estejam atentos a alguns pontos:

  •      Líderes elogiam em público e corrigem no privado. 
  •      Inspiram pelo exemplo e não pelo autoritarismo. 
  •      Há congruência entre o que falam e o que fazem.

 

E você, é um líder para seu filho? Quer saber mais sobre como lidar com os comportamentos infantis? Fale comigo! Eu posso te apoiar com a abordagem kidscoaching e com a disciplina positiva.

Sobre a autora

Sou Jusley Valle, sou coach, Kidcoach e Educadora Parental, especializada em Coaching Infantil e Disciplina Positiva, coaching para escolas e professores, mentoria para pais e palestrante. Querem saber mais? Acessem minhas redes sociais @jusleyvallecoach e o meu site www.jusleyvallecoach.com/.

Fiquem atentos aqui e nas minhas redes sociais. Com o Coaching Infantil e a Disciplina Positiva, eu posso apoiar vocês no desafio de educar seus filhos e promover qualidade de vida nas famílias. Contem comigo!

jusley.jpg
Compartilhar:

Comentários