27 de Fevereiro de 2020

Conselho Deliberativo

No dia 18 de fevereiro de 2020 realizamos uma entrevista com o presidente do Conselho Deliberativo – Sr. Mário Fernando Engelke, abrangendo os temas abordados na última reunião ordinária, como a adequação dos Regimentos Internos dos Conselhos e as próximas eleições.

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

Sr. Presidente,

 

1 – Qual o motivo da reunião ordinária do Conselho Deliberativo no dia 06 de fevereiro de 2020?

R. O Estatuto do Clube, aprovado em 5 de agosto de 2019 determinou que o Conselho Fiscal  é obrigado a emitir, trimestralmente, parecer sobre os balancetes e as demonstrações financeiras do Clube, que devem ser apreciadas pelo Conselho Deliberativo.

Cumpre notar que, anteriormente em reunião Ordinária de 24 de outubro do ano passado, já havia sido aprovado o reordenamento orçamentário de 2019, através de financiamento bancário, contratado, bem como a proposta orçamentária para exercício, deste ano.

Assim, o Conselho Fiscal elaborou parecer cobrindo, parcialmente, o exercício 2019, até o balancete fechado em 30 de setembro, ensejando a apreciação do nosso Colegiado Deliberativo, que foi, igualmente, aprovado.


2 – Houve outros assuntos que foram incluídos na pauta da reunião?

R. Efetivamente. Em razão do novo Estatuto, tornou-se necessária a adequação dos Regimentos Internos de todos os Conselhos de gestão da AABB-Rio. Dois deles, o Fiscal e o Deliberativo concluíram os ajustes e foram submetidos à apreciação do plenário deste último, e homologados.


3 – E o regimento Interno do Conselho de Administração, já foi adaptado ao novo Estatuto?

R. O Conselho de Administração, no início de 2019, anteriormente à vigência do novo Estatuto, reformulou vários Regulamentos Operacionais, na gestão do Vice-Presidente Administrativo  Nilo Panazollo. Assim, há um trabalho de remissão a ser feito e aguardamos que o novo Regimento Interno do Conselho de Administração seja concluído tempestivamente.


4 – Este ano teremos o primeiro procedimento eleitoral posterior ao novo Estatuto. O Regulamento das Eleições está adequado às novas disposições estatutárias?

R. A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo elaborou projeto de Regulamento das Eleições e o encaminhou à apreciação da Diretoria. Estamos aguardando a formalização da proposta do Conselho de Administração para que seja submetida ao Conselho Deliberativo.


5 – Quando serão realizadas as eleições?

R. Como os mandatos atuais vigoram até 31 de dezembro de 2020, deverão ocorrer até a segunda quinzena de novembro próximo. No mês de maio devemos ter aprovado o Regulamento das Eleições, ocasião também em que será apreciado o Parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço e as Demonstrações Financeiras da gestão do Clube, no exercício 2019. Cabe lembrar que, na ocasião, pela primeira vez, a aprovação das contas do Clube será submetida à Assembleia Geral dos Associados.


6 – Que modificações relevantes estarão presentes no processo eleitoral de novembro próximo?

R. O procedimento eleitoral, basicamente, será o mesmo, com votações separadas, de chapas concorrentes para os Conselhos de Administração e Deliberativo, e  para o Conselho Fiscal, com aumento do número de  Conselheiros Fiscais e redução de Conselheiros Deliberativos. Haverá, adicionalmente,  eleição para os cargos de Vice-Presidentes Administrativo e Financeiro, e de respectivos suplentes, com mandatos de quatro anos.


7 – Quando ocorrerá a convocação para as eleições?

R. O Regulamento das Eleições estabelecerá expressamente a previsão para a Convocação da Assembleia Geral para as eleições, com calendário pertinente para cumprimento das disposições estatutárias atuais.


 

Mário Fernando Engelke

Presidente do Conselho Deliberativo

 

Compartilhar:

Comentários