19 de Maio de 2020

Educar seus filhos está se tornando um desafio na quarentena? Encontrar um meio termo está difícil?

É comum quando temos pais pensando de forma diferente em relação à educação dos filhos. Isso se dá, porque todos nós fomos criados de acordo com crenças e valores dos nossos pais e responsáveis pela nossa educação e que variam de um sistema familiar para o outro.


Isso não precisa ser considerado um ruim, porque a diversidade é natural e orgânica. Pessoas são indivíduos e, por isso, únicas, possuindo suas próprias características de pensamento e comportamentos.


Eu diria que o bacana nas relações dos pais é que um pode ajudar o outro a se conectar e entender um pouco mais sobre suas emoções e sentimentos. 


Os pais têm papel e responsabilidade sobre a saúde e bem-estar dos filhos, mas o que não funciona muito bem é quando os pais divergem quanto à forma de educar os pequenos.


Um caminho a ser seguido é evitar discussões e divergências sobre o modelo educacional na frente dos filhos. Qualquer discordância pode ser minimizada longe dos olhos infantis, porque essa atitude gera um desconforto na criança.


Existem quatro estilos básicos de parentalidade ou estilo de pais: democráticos, autoritários, permissivos e negligentes.


Alguns pais optam por ser mais democráticos e adotam o diálogo. Praticam o respeito mútuo, exercendo a autoridade enquanto pais, mas sem ser agressivo. Usam a gentileza e a firmeza, além de manter um canal de diálogo aberto com seus filhos.


Outros escolhem o autoritarismo e apelam para castigos e brigas. Usam do poder e do nível hierárquico para conseguir que a obediência dos pequenos.


Já os permissivos deixam tudo e não impõem limites, o que poder ser prejudicial ao desenvolvimento da criança que se torna um adulto sem fronteiras e que não respeita o próximo.


Os negligentes, por sua vez, ignoram as situações e não se posicionam. Correm o risco de perder o controle das situações e podem expor os filhos a algum risco de saúde e segurança. 


Não preciso falar que o democrático é o que funciona melhor e que traz resultados positivos, proporcionando uma relação de “ganha-ganha” com os filhos e fazendo com que eles atendam os pedidos dos pais por meio da colaboração.


Mas, sem questionar o estilo escolhido, o que não pode faltar é o diálogo entre os pais, principalmente, durante o distanciamento social, quando toda família está reunida 24 horas. Divergências sobre como educar na frente dos filhos deixam a criança confusa e insegura, porque ela não entende qual orientação seguir. 


Pais com relações saudáveis tendem a ser mais hábeis na solução das divergências. Uma dica de ouro é a ferramenta da Disciplina Positiva: “Acordos e combinados” que permite que os pais cheguem a um consenso democraticamente. Dessa forma, um pode apoiar o outro e decidir qual será a melhor estratégia, de acordo com a realidade de cada sistema familiar. 


E aí na sua casa, está conseguindo manter o equilíbrio na educação dos seus filhos durante a quarentena?  Espero que sim!


Um abraço! 

Sobre a autora


Eu sou Jusley Valle e o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação consciente, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.


Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva.


Querem saber mais? Fiquem atentos aqui e nas minhas redes sociais: @jusleyvallecoach e o meu site www.jusleyvallecoach.com/.

foto-jusley-valle.png
Compartilhar:

Comentários