02 de Julho de 2020

Educar não é moldar

*Por Jusley Valle


Você sabia que educar é libertar para a criatividade? É deixar a criança mais preparada para o que, de fato, ela é?


Isso mesmo! Muitos pais acreditam que educar é impor padrões de comportamento ou moldar a forma de pensar e agir da criança.


Se esquecem de que a criança, assim como qualquer indivíduo, é um ser único e, por consequência, possui suas próprias características e personalidade.


O processo de aprendizagem e consolidação das emoções se dá em fases na vida infantil. Por isso, é importante especial atenção dos pais ou responsáveis pela educação da criança em adotar caminhos que facilitem o desenvolvimento infantil.


Claro que existem fatores hereditários que passam de pais para filhos e que são imutáveis, mas o importante é que os pais não acreditem que podem criar filhos a sua imagem e semelhança. Nossos filhos não são nossas cópias fiéis. 


Como eu sempre ressalto, os pequenos aprendem pelo exemplo, mas, ao longo do tempo, vão fazendo suas escolhas e montando o quebra-cabeça de suas vidas. 


O ideal é que os pais permitam às crianças demonstrar suas emoções e sentimentos, para que elas possam passar pelo processo de experimentação e aprendizado, porque é por meio da vivência que a criança constrói sua identidade.


Criar a criança dentro de um formato pré-estabelecido fará com que ela seja privada de conhecer o erro e o acerto. E isso é impedir que os pequenos façam suas escolhas. 


Crianças não são como robôs que executam com precisão todas as atividades, a tempo e a hora.


Não vão agir repetidamente dentro de um padrão, até porque nem nós, adultos, agimos assim, não é mesmo?!


Se a cada momento, avaliamos a situação e pensamos de forma diferente, então, pensa comigo: quem dirá a criança que está em plena formação?


E que bom que é assim, porque, dessa maneira, elas navegam pelo processo de aprendizado que é o crescer.


Atualmente, especialistas em neurociência afirmam que a fase da infância se estende até os 21 anos e que o neocórtex, que é a área do cérebro responsável pela gestão das emoções, da maturidade, por assim dizer) se desenvolve até o fim deste período. 


Sendo assim, é natural que as crianças se mostrem instáveis e não dominem totalmente suas emoções.


Altos e baixos, silêncio e balbúrdia, alegria e tristeza, risos e choros são comuns aos pequenos durante esse processo, além da dificuldade em expressar com clareza o que estão sentindo. 


Portanto, pais estejam atentos.


Eu sempre digo que vocês podem ser os melhores “coaches” de seus filhos, mas para isso, precisam orientar, guiar e mostrar caminhos.


Observem o técnico de um time de futebol, por exemplo. Ele orienta, mas não joga pelo jogador. É o jogador quem corre e faz o gol!


Esse é o caminho a ser seguido com nossos filhos. Não adianta impor modelos, pois não funcionarão.


Os pais devem monitorar os riscos, mas é preciso que eduquem com liberdade de pensamento e de ação.


Criança feliz é criança livre, sem opressão, sem amarras e sem modelos pré-concebidos.


Quer falar mais sobre abordagem coaching para seus filhos? Fique ligado aqui ou fale comigo. Indique meu podcast para alguém que você saiba que pode ajudar! 


Por isso, educar não é moldar.


Um abraço! 

Sobre a autora


Eu sou Jusley Valle e o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação consciente, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.


Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva.


Querem saber mais? Fiquem atentos aqui e nas minhas redes sociais: estou no Instagram, Facebook, no podcast do Spotify, Facebook e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.


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