17 de Agosto de 2020

Vocês sabiam que devemos sempre motivar nossos filhos?

*Por Jusley Valle


Motivação é uma palavra que vem do latim "moveres" e que significa "mover". Ou seja, é aquilo que nos move, que nos dá "motivo para a ação".


Pensando em relação aos nossos filhos, como podemos motivá-los? De que forma, os pais podem contribuir para que seus filhos sintam vontade de realizar algo?


A motivação é importante e muito positiva, para elevar a autoestima da criança, pois é na infância que se inicia a construção da personalidade e da estrutura emocional dos pequenos. É quando eles começam a entender e a internalizar suas emoções e sentimentos, além de construir sua personalidade.


Porém, um ponto a esclarecer é que motivar não é ficar valorizando a criança de forma aleatória. Motivação não tem relação com elogios vazios e sem fundamentos. Palavras de incentivo e de reconhecimento devem ser ditas pelos pais, desde que existam fatos ou dados que as suportem.


O reforço positivo, em relação às atitudes e aos comportamentos das crianças, pode ser feito, quando existir um motivador para tal. Não é recomendado que as crianças recebam elogios sem razão ou por motivos banais, porque, dessa forma, a criança não conseguirá entender a diferença entre o bom e o mau comportamento  ou, ainda, a dar valor às suas conquistas.


O ideal é que os pais sejam cautelosos e seletivos ao valorizar uma determinada conduta ou feito dos pequenos, para não banalizar a atitude da criança e enfraquecer o esforço positivo da ação ou comportamento. Por isso, entendemos que toda e qualquer valorização deva ser feita com amorosidade, carinho, mas, acima de tudo, precisa ser verdadeira. É necessário ficar claro para a criança que ela está sendo reconhecida, devido ao seu comportamento ou atitude e que isso faz parte do processo de aprendizado e seja visto como motivação.


Os pais podem, ainda, usar a motivação para aumentar a conexão com seus filhos, porque as crianças buscam ter senso de pertencimento e utilidade. Faz muito bem saber que fazem parte de um contexto e são úteis.


Contudo, atenção, porque existem alguns comportamentos que dispensam valorização. como dar bom dia, dizer obrigado, pedir licença... Essas atitudes fazem parte das regras básicas de educação, portanto, não devem ser encaradas como um diferencial para a criança. Quando ensinadas, são absorvidas pela criança e passam a fazer parte do seu repertório educacional e relacional.


Seguem algumas frases como inspiração para vocês motivarem seus filhos:


"Filho, vá em frente. Eu acredito em você. Sei que é capaz!" - demonstrem para a criança que vocês confiam nela. Isso a deixará mais forte e corajosa;


"Não se preocupe, porque estarei ao seu lado em qualquer situação" - mostrem-se presentes. Os pequenos percebem quando os pais são o porto seguro deles, no qual podem se apoiar, em caso de necessidade;


"Sou muito feliz por ter você como filho" - expressem alegria e realização por ser pai ou mãe da criança, porque ela precisa se sentir querida e cuidada.


"Eu te amo, me dá um abraço!" - são permitidas declarações como forma de encorajamento. Os pais podem e devem dizer aos filhos que os amam. O amor é transmitido por meio de palavras e atitudes. Portanto pais, passe livre para a amorosidade.


Gostaram da overdose de amor?! Então, fiquem ligados e até o próximo artigo!


Sobre a autora


Eu sou Jusley Valle, Consultora educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes. Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva.


E o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.


Estou no Instagram, no blog da Academia de Pais Conscientes, no Facebook, no Spotify e nos meus sites: www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.

jusley.jpg
Compartilhar:

Comentários