Editorias
Vocês já assistiram ao filme “Divertida Mente”?
*Por Jusley Valle
Ainda não?! Está aí uma ótima dica de filme para assistir com as crianças. Vocês não sabem o que estão perdendo!! Isso mesmo! Este filme, além de divertido, dá uma aula sobre as emoções infantis e as relações familiares.
De uma forma lúdica e divertida, "Divertida Mente" aborda as emoções primárias das crianças: alegria, medo, nojo, tristeza e raiva.
Por meio da observação do comportamento infantil, o filme demonstra como funciona a estrutura emocional da criança e como se dá a construção da inteligência emocional, com base nas relações, atitudes, reações e comportamentos frente aos fatos do dia a dia.
Saber lidar com as emoções é super importante tanto para as crianças quanto para seus pais, pois isso afeta diretamente suas relações e tomada de decisão em suas vidas.
O medo, por exemplo, pode ser negativo ou positivo, ao mesmo tempo. Sentir medo se torna uma emoção positiva, quando garante a nossa segurança e a da criança, porque o medo atua como uma defesa e fonte de sobrevivência. Por outro lado, se torna negativo ao nos limitar e impedir a realização dos desafios ou a aceitação de novidades, como foi o caso da protagonista do filme, Riley, que teve que se adaptar às novidades na sua vida com a mudança de cidade.
O filme mostra, de uma forma inteligente, o que funciona, e o que não funciona na abordagem infantil de uma forma prática e na relação com os pais. Além disso, exalta e fortalece sentimentos como amizade e confiança, não só entre os amigos, mas, principalmente, dentro do sistema familiar.
Outro ponto trabalhado no filme é a comunicação são abordadas no filme o tempo todo, uma vez que os conflitos giram em torno da falta de comunicação, mal entendimento e falta de percepção da emoção do outro. Ouvir sem julgamento e se colocar no lugar da criança, antes de iniciar uma discussão sem fundamento.
Os pais podem buscar identificar e aceitar a emoção da criança, pois essa prática amplia a conexão e gera um ambiente de harmonia e entendimento.
Se você ainda não assistiu, faça uma pipoca e aproveite e veja com seus filhos. Mês de outubro batendo na porta do calendário e Dia das Crianças chegando! Vocês podem gerar um ambiente para compartilhar suas emoções e tornar as relações mais leves. Tenho certeza de que vão amar e se identificar muito!
Forte abraço e até o próximo artigo!
Sobre a autora
Eu sou a Jusley Valle, Consultora educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes. Atuo como Consultora Educacional Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva.
E o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.
Estou no Instagram, no Blog da Academia de Pais Conscientes, no Facebook, no Spotify e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.