Editorias
Vocês sabem o que é PAUSA POSITIVA?
*Por Jusley Valle
Olá pessoal! Quem aí está precisando de uma pausa?
Sabemos que é bem difícil dominar o impulso de reagir, quando nossos filhos se comportam de forma inadequada ou nos tiram do sério.
Nesse momento de estresse, acionamos a parte mais primitiva do cérebro, o reptiliano (como se fossemos animais em situações de perigo), perdemos o controle e somos sequestrados da nossa consciência e da razão.
E essa é a pior hora para gente brigar ou querer corrigir as atitudes dos nossos filhos, porque, certamente, vamos "enfiar os pés pelas mãos" e piorar o cenário. Pensar em dar sermão ou ficar enumerando erros? Ih! Nem pensar.
Cabe a nós, adultos da relação, encontrarmos uma forma de amenizar o conflito, tendo em vista, que a criança ainda não consegue pensar e elaborar as ideias e emoções de forma ordenada.
Por isso, a Disciplina Positiva sugere a Pausa Positiva que é uma de suas ferramentas, para apaziguar os ânimos e acionar o nosso cérebro racional e ativar respostas ativas.
É muito interessante que os pais utilizem a Pausa Positiva para focar em soluções e não em culpados, apontando o dedo para quem cometeu o erro, no caso, seus filhos.
Não estou falando que não podemos chamar a atenção dos nossos filhos sobre seus comportamentos errados ou malcriações, mas não cabe reforçar positivamente aquilo que é negativo. O ideal é gastar a energia em construir um ambiente de calma junto com a criança, para que ela possa refletir sobre o que ocorreu e construa uma solução.
A neurociência explica que é importante que os adultos controlem seu comportamento, pois as crianças utilizarão os neurônios espelhos e, também, vão se descontrolar. Além disso, lembro que já foi comprovado que o desenvolvimento completo do nosso cérebro só acontece por volta dos 21 a 24 anos.
A Pausa positiva faz com que voltemos a utilizar a razão, refletir e AGIR, em vez de REAGIR.
Existem algumas formas de aplicar a PAUSA POSITIVA e promover a harmonia nas relações, como por exemplo:
- Silenciar e deixar baixar a poeira;
- Se retirar do local por instantes, também, traz bons resultados;
- Respirar fundo e beber água, par anão falar mais do que deve;
- Meditar e refletir sobre o que houve, para não tomar uma atitude intempestiva;
- Tentar entender os motivos que levaram à criança a adotar a conduta indesejada.
É importante que os pais pratiquem a Pausa Positiva, para, depois, ensinar seus filhos a fazerem o mesmo, de acordo com os recursos adequados à faixa etária deles.
Então, muita calma nessa hora! Respira e não pira!
Um abraço.
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes.
Atuo como Consultora Educacional. Educadora Parental, Facilitadora para pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva.
E o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.
Estou no Instagram, no Blog da Academia de Pais Conscientes, no Facebook, no Spotify e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.