Editorias
Aplausos para o erro!
*Por Jusley Valle
Você sabia que os erros podem ser vistos como oportunidades de aprendizado? Isso mesmo. Assista ao vídeo que vou te mostrar uma estratégia que vai te ajudar a lidar de forma gentil e firme com os erros.
Durante 30 anos, eu atuei dentro do mundo corporativo em grandes empresas multinacionais e nacionais , antes de construir minha jornada como Consultora Educacional. Nesse período, liderei vários projetos e uma das premissas da gestão de projetos é o que chamamos de "lições aprendidas" que nada mais são do que as experiências que adquirimos com os erros ou desvios no decorrer do projeto.
E assim é a nossa vida na educação dos nossos filhos. Não há necessidade de criticas e brigas, porque os erros são sinalizadores de que algo não vai bem e que podemos ajustar a rota.
É a chance que os pais têm de aproveitar os erros e se preparar novas situações porque todos nós já erramos, quem nunca?
Um princípio básico da Disciplina Positiva é FOCAR EM SOLUÇÂO, olhando para o futuro e entendendo que os erros são oportunidades de aprendizado e que os pais são capazes de ajudar seus filhos por meio do apoio, do encorajamento e sem caça às bruxas.
Na verdade, existe uma cultura na sociedade de que o erro deve ser compensado com punição ou castigo, mas isso é uma prática que não produz bons resultados para ninguém.
Fazemos a nossa interpretação dos fatos sem, sequer, ouvir os envolvidos de uma forma onipresente. Quer um exemplo? A típica briga entre irmãos. Os pais quase sempre falam..."Podem parar de brigar, agora! Quem começou? Aposto que foi você que bateu no seu irmão! Você não tá vendo que ele é menorzinho? Vai pro castigo no seu quarto?"...
É altamente significativo promover na crianças o senso de realização. Ou seja, a capacidade que eles possuem para encontrar suas próprias respostas aos seus seus erros. Quando a criança participa do processo de criação da solução do problema, ela aumenta a absorção do conhecimento e da experiência adquirida.
Crianças com pensamento afirmativos do tipo: "Eu posso resolver os problemas", "Meu pais me apoiam e me respeitam", "Minhas escolhas representam o que eu acredito" se tornam mais fortes e conhecedoras das suas potencialidades.
Ah! Outra dica preciosa é não ficar falando continuamente nos ouvidos da criança pois isso não trará resultados efetivos, porque, a partir de determinado momento, a criança não absorve mais nenhuma informação e tudo transforma em um grande blá blá blá.
Você pode estar se perguntando sobre como resolver isso de forma positiva e não traumática? Segundo a Disciplina Positiva, a estratégia que realmente faz a diferença e traz ganhos contempla o 3 Rs e 1U: deveriam ser Relacionados, Razoáveis, Respeitosas e Úteis.
Vou explicar! Um exemplo real: dois irmãos estão brincando e um quebra o brinquedo do outro e pronto, tá feita a confusão...
As soluções deveriam ser:
Relacionadas - faz sentido que quebrou o brinquedo ficar sem jantar? Não porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Precisa ter conexão com o erro cometido ou problema;
Razoáveis - quem quebrou vai dar todos os brinquedos pro outro. Isso está relacionado? Sim, mas é razoável? Ficar sem nenhum brinquedo? Não;
Respeitosas - quem quebrou apanha com o brinquedo quebrado! Tá relacionado? Sim. É razoável? Não. Isso é respeitoso? Claro que não, não tem a ver com os direitos e deveres dos envolvidos, além de violenta:
Úteis - quem quebrou pede desculpas por ter quebrado o brinquedo. É relacionado? Sim. É razoável? Sim. É uma solução respeitosa? Sim. É útil? Talvez. Mas uma solução útil seria, por exemplo, tentar consertar o brinquedo, dar um outro brinquedo de quem quebrou para repor o quebrado...
Façam perguntas que busquem soluções e usem a escuta ativa, buscando a colaboração, como por exemplo: "O que podemos fazer pra que isso não aconteça de novo?", "Quais ideias vocês dão pra gente resolver isso?" ou "O que vocês acham que podemos mudar?"
Focar em Soluções é encorajador e positivo. Confiem na capacidade dos seus filhos de encontrar respostas e eles se sentirão capazes, úteis e importantes.
Voltando ao contexto organizacional, funciona da mesma forma, quando você envolve a equipe na tomada de decisão, você exerce o papel de líder e não de chefe.
Crianças om pensamentos afirmativos do tipo: "Eu posso resolver os problemas", "Meus pais me apoiam e me respeitam", "Minhas escolhas representam o que eu acredito" se tornam mais fortes e conhecedoras das suas potencialidades.
Portanto, se você percebeu que seu filho errou, não cobre tanto. Acolha os erros e busque o diálogo em vez de piorar o cenário. Tenho certeza de que o elo entre vocês será, cada vez mais, fortalecido, assim como a conexão potencializada.
E aí, vamos aplaudir nossos erros juntos? Um abraço e até o próximo!
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes.
Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Poistiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva e o meu trabalho consiste em apoiar pais, crianças e professores no processo de educação, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, para lidar om emoções e comportamentos, melhorando as relações e a qualidade de vida.
Estou no Instagram, no Blog da Academia de Pais Conscientes, no Facebook, no Spotify e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.