14 de Dezembro de 2020

Você escuta ou só ouve os seus filhos?

*Por Jusley Valle 


Normalmente, você ouve pra responder ou ouve para escutar?


Será que você já falou a típica frase "Meu filho não me escuta"?


Eu me incluo nessa posição. Ih...quantas e quantas vezes, ficava pensando que a minha filha não me ouvia...ou se ouvia, não ligava para o que eu estava falando. E muitas vezes, ela não ouvia nem escutava...? Por acaso, você já vivenciou essa mesma situação?


Pois é, chega uma hora que não alcançamos mais a audiência dos nossos filhos e perdemos a conexão. Nosso IBOPE fica super baixo... Por isso, vamos falar sobre ESCUTA ATIVA.


Seja porque viramos um antigo disco arranhado que repete a mesma música ou porque a criança entende a mensagem de outra forma.


Quer um exemplo? Quando a gente diz pra criança "Não coloca o dedo na tomada!", ela registra somente a parte do "dedo na tomada". Isso porque crianças pequenas não entendem bem o significado da palavra "não".


Quer outro exemplo? Já viu a criança responder que sim, balançando a cabeça que não? Ou ao contrário? Chega a ser engraçado e a gente ri disso.


Mas se tem uma coisa que aprendi foi que eles só passam a nos ouvir, quando o que falamos faz sentido pra eles e quando começamos a ouvi-los da mesma maneira que desejamos que eles nos ouçam.


Por isso, a escuta ativa é essencial, pra gente ligar nosso "wi-fi" e se conectar com nossos filhos, porque, em alguns casos, falamos demais e agimos de menos.


A gente se preocupa tanto em dar sermão e esquece que agir é bem mais positivo do que ficar poluindo a mente da criança com falação. Não lembramos que o ideal é dar o exemplo por meio das nossas ações.


Quem nunca ficou falando e, até, gritando com as crianças e só percebeu, depois de um tempo, que elas não estavam ouvindo nada?


Algumas chegam a colocar as mãos nos ouvidos, nos desafiando. E aí, ficamos com muita raiva e reagimos falando mais ainda, o que não ajuda em, absolutamente, nada.


Eu também já fiz isso, até aprender que não resolvia e não me conectava com a minha filha.


Uma ótima dica para usar a escuta ativa é a gente escutar a criança e tentar entender, verdadeiramente, qual mensagem ela quer transmitir, porque as crianças estão em desenvolvimento e. ainda, não têm o cérebro totalmente pronto para identificar e nomear suas emoções.


Nós pais, caímos na armadilha de colocar palavras na boca da criança e não ouvimos o que ela está tentando dizer. Por isso, a escuta ativa atua como decodificador da fala da criança.


Pra ajudar você a saber se, realmente, entendeu o que a criança está querendo dizer, você pode usar a paráfrase  repetindo o que a criança disse ou expressou e, assim, verificar o entendimento. Ser empático também ajuda muito, evitando julgar antes de entender.


Essas são algumas das ferramentas que ajudam você a manter uma educação respeitosa e firme com seus filhos.


Não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual será a sua escolha?


Um abraço e até o próximo artigo!


Sobre a autora


Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes.


Atua como Consultora Educacional Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva e o meu trabalho é apoiar os pais, crianças e professores no processo de educação, desenvolvendo habilidades e competências para lidar com emoções e comportamentos, que tornem nossa vida mais leve e melhorem as relações com ganho de qualidade de  vida.


Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook,  no You Tube, no Blog, no Spotify e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.

foto-jusley-valle-atual.png
Compartilhar:

Comentários