Editorias
Você sabe lidar com suas emoções? E seus filhos, sabem lidar com as deles?
*Por Jusley Valle
Calma pais!
Todos nós já perdemos o controle das emoções em algum momento, não é mesmo? Seja por uma situação nova ou estressante que provoque a instabilidade emocional. Isso pode acontecer e é totalmente normal!
Por isso, é delicado exigir que a criança saiba controlar suas emoções e se expressar de uma forma tranquila e objetiva, porque ela, ainda, está em desenvolvimento. Desenvolvimento este que a neurociência afirma que vai até os 21 a 24 anos, aproximadamente.
Muitas crianças podem ficar nervosas, inseguras ou estressadas, quando algo de novo está pra chegar e isso se dá porque a habilidade de lidar com as emoções envolve o sistema límbico, que é a área do cérebro responsável pelas emoções.
Além disso, o neocórtex, área do cérebro responsável pela razão, maturidade e autogestão, também não está totalmente desenvolvido, o que provoca um turbilhão de confusão e emoção na mente dos pequenos.
Por esses e por outros motivos, é importante que os pais acolham as emoções dos seus filhos e os apoiem durante esse processo de desenvolvimento e aprendizado que é desafiador.
Você conhece algum adulto totalmente centrado e que mantém total domínio das suas emoções? Difícil né? E está tudo bem, porque não há a obrigação de ser “perfeito ou certinho”. Não somos máquinas e nem as crianças robôs mirins.
Nesse sentido, cabe aos pais analisarem a situação e refletirem sobre suas atitudes e comportamentos. Portanto, gritar, brigar ou promover discussões com os filhos ou entre seus pares não irão facilitar a relação nem tão pouco trazer soluções para as questões do dia a dia.
É importante perceber e entender que o sistema familiar será o resultado da engrenagem que move as relações dentro da família. Ou seja, pais agressivos, provavelmente, terão que lidar com filhos briguentos ou arrogantes. Casais que brigam por tudo, quase sempre, vão conviver com crianças inseguras ou com medo de falar.
A melhor forma dos pais evitarem este cenário é mantendo o autocontrole e gerindo suas emoções. Se você se estressa muito e perde as rédeas facilmente, cuidado, porque você pode estar percorrendo um caminho tortuoso.
Praticar atividades físicas, reservar um tempo só para você, garantir um momento especial para o casal, busque alternativas para diversificar sua rotina e quebrar os padrões são oportunidades para desacelerar e manter o equilíbrio emocional.
Mantenha o diálogo, usando uma comunicação amorosa. Seus filhos vão agradecer muito e sentirão que você estará preparado para apoiá-los em qualquer situação.
Uma vez equilibrados, os pais terão condições de atender suas próprias necessidades e dos seus filhos.
Que tal planejar essa mudança para 2021? Tenho certeza de que todos sairão ganhando!!
Um abraço e Feliz Ano Novo!!
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes.
Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Facilitadora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva e o meu trabalho é apoiar pais, crianças, avós, tios, padrastos, professores... no processo de educação, desenvolvendo habilidades e competências, para lidar com emoções e comportamentos, que tornem nossas relações mais leves com ganho de qualidade de vida.
Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Blog, no Spotify e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.