08 de Março de 2021

Crianças super presenteadas: isso é positivo ou negativo pra elas?

*Por Jusley Valle


Crianças super presenteadas: isso é positivo ou negativo pra elas?


Eu sei que, muitas vezes, queremos dar aos nossos filhos condições e oportunidades melhores do que tivemos na infância.


Nós, pais, alimentamos a crença de que é necessário um “up grade” na vida dos nossos filhos em relação ao que tivemos. 


Esse pensamento não está errado não, mas o importante é a gente avaliar o que queremos, de fato.  


Cada pai ou mãe tem a soberania pra decidir se vai ou não presentear seus filhos. A ideia não é criticar, mas levantar um ponto importante pra reflexão: o que queremos dar e deixar aos nossos filhos: educação, saúde, valores… ou o excesso de bens materiais como brinquedos, celular de última geração, roupas de marca…?


É possível e natural a gente querer proporcionar todos os recursos e bens para nossos filhos, mas desde que não esqueça do maior presente e mais importante pra eles: nós mesmos!


Você pode achar que estou exagerando, mas isso não é invenção da minha cabeça não. 


Uma recente matéria publicada no site do El País Brasil trata sobre a “Síndrome da Criança Super presenteada” e como isso afeta negativamente a criança o desenvolvimento dos seus filhos. 


Segundo a pesquisa, “Crianças super presenteadas desenvolvem menos a imaginação e a tolerância à frustração”, porque recebem mais do que necessitam. 


Alguns pais tendem a querer compensar a falta de tempo, o cansaço, a sobrecarga no trabalho...com excesso de presentes, mas é importante ficarem atentos a esse comportamento que pode ser nocivo aos seus filhos.


Já falei em outros episódios que a qualidade dos momentos juntos e o amor são os melhores presentes e são grátis! 


Além disso, eles não têm preço, mas têm valor! 


Você pode estar se perguntando se precisa de tanta informação pra educar e se é mesmo necessário estudar pra ser pai ou ser mãe. Eu vou responder que pais não nascem com bola de cristal e, por isso, vale a pena se aprimorar. 


Na prática, eu ajudo pais, filhos, tios, avós, padrinhos, padrastos, cuidadores a se comunicarem de forma AFETIVA, encontrando soluções para problemas do dia a dia por meio de ATENDIMENTOS, MENTORIAS e CURSOS.


Sempre digo que não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual será a sua escolha? 


Um abraço e até o próximo artigo! 




Sobre a autora 


Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional e Fundadora da Academia de Pais Conscientes.


Atuo como Consultora Educacional, Educadora Parental, Mentora para Pais, Analista de Perfil Comportamental, utilizando a Disciplina Positiva, o Coaching Infantil e a Psicologia Positiva. 


Na prática, eu ajudo pais, filhos, tios, avós, padrinhos, padrastos, cuidadores a se comunicarem de forma AFETIVA, encontrando soluções para problemas do dia a dia por meio de ATENDIMENTOS, MENTORIAS e CURSOS. 


Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Blog, nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor e nos meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/.


jusley-2021.jpg
Compartilhar:

Comentários