Editorias
Qual a importância da fantasia na infância?
Jusley Valle
Quando seu filho fantasia, você acha que é mentira ou verdade? Será que fantasiar faz parte do processo de crescimento das crianças?
Sim pais! Fantasiar, criar, inventar... Todos esses sinônimos fazem parte do repertório imaginário infantil e são importantes para o desenvolvimento e da construção da inteligência emocional das crianças.
Quando a criança fantasia, aciona seu potencial de criatividade e se expressa por meio da linguagem lúdica, com os personagens das histórias, desenhos animados e super-heróis.
Um ponto que os pais quase não percebem é que as crianças usam os heróis como inspiração para materializar seus desejos ou aquilo que não conseguem realizar, seja porque são pequenas ou porque são comportamentos ou atitudes que não existem, mas que elas fantasiam como solução para seus problemas.
Mas o lado positivo é que, dessa forma, as crianças começam a exercitar a imaginação e a romper seus limites emocionais, gerando senso de realização por meio dos super-heróis, por exemplo, assimilando valores e expressando suas emoções.
Usando a figura dos super-heróis e personagens, as crianças absorvem valores como bondade, coragem, justiça e solidariedade, além de aptidões físicas como força, mobilidade, equilíbrio, agilidade...
Por meio do ato de fantasiar, as crianças conseguem imaginar como seria o seu mundo ideal e construir sua realidade.
A fantasia vai ao encontro do imaginário da criança, permitindo a construção de modelos mentais de sucesso e senso de realização.
Os pais podem acompanhar essas “viagens mentais”, porque a criança não tem noção dos níveis de risco nem da diferença entre realidade e fantasia.
Mas cuidado você, pai, mãe ou cuidador pra não superproteger a criança, proibindo em excesso.
O ideal é sempre usar o bom senso e manter o equilibro saudável de monitoramento.
A supervisão dos pais dever garantir o bem-estar, a saúde e a segurança da criança, mas sem impedir que ela passe por novas experiências.
Existe uma pesquisa que foi realizada pela Universidade de Palo Alto, na Califórnia, Estados Unidos que a criança privada de aprendizado pela dinâmica do erro e acerto, sofre limitações de aprendizado e comprometimento no seu desenvolvimento.
Mas como a fantasia ajuda a criança na construção da sua base emocional?
São vários pontos positivos, e eu trouxe os três principais pra você ficar por dentro:
O primeiro deles é que a fantasia incentiva a criança a enfrentar e a criar soluções para dificuldades do dia a dia dentro do seu universo infantil, porque a criança usa os exemplos dos personagens para encontrar respostas às suas necessidades.
O segundo ponto é que a fantasia estimula a memória da criança e ajuda na construção de histórias e da noção de tempo e cronologia.
Cada vez que a criança ouve uma história, ela guarda na lembrança e constrói uma linha do tempo, aprendendo sobre o passado, presente e futuro.
O último ganho é que a fantasia fortalece conceitos de liderança e responsabilidade, já que os heróis acabam sendo responsáveis por finais com justiça e bondade.
Assim, as crianças assimilam com facilidade esses e outros valores pela observação e usando os heróis como modelos.
Um abraço e até o próximo artigo!
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.
Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções pros problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.
Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Blog, nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/