Editorias
E quando a adaptação na escola dá um frio na barriga?
*Por Jusley Valle
Quando a criança vai ingressar na escola pela primeira vez ou muda de turma e até de escola, os pais ficam inseguros e preocupados sobe qual será o comportamento da criança. Muitas vezes, são os pais que precisam passar pelo processo de adaptação e não seus filhos.
Se a adaptação preocupa você e ao seu filho(a), não se desespere! Seja pela primeira escolinha, pela nova turma ou pela troca de escola... Isso é super normal!
São muitas novidades, eu sei! E chegou a hora de enfrentar com tranquilidade e confiança esse passo importante na vida dos pequenos. Para isso, vou dar algumas dicas preciosas que podem ajudar você e seus filhos:
Lembrança de casa: deixe a criança levar para escola algo que lembre seu quarto. Pode ser um brinquedo que ela goste e que não vá atrapalhar a dinâmica na aula.
Envolva a criança: converse sobre o material escolar. Permita que a criança faça escolhas entre itens pré-selecionados por você (pensando em custo x benefício). Deixar a criança escolher qual mochila quer usar dentro de opções dadas por você, por exemplo.
Cumprindo promessas/acordos: nessa fase, a criança cria expectativas e fica ansiosa, portanto, se você prometeu algo, cumpra! Levar ou buscar na escola, por exemplo. Se combinar que ficará no pátio esperando, fique. Não engane a criança.
Equilíbrio entre aconchego e firmeza: lidar com as emoções neste momento é bem delicado. Tanto as crianças quanto os pais ficam muito sensíveis. Contudo, a criança não deve ser blindada de passar por esse processo, porque isso pode torná-la uma pessoa frágil e insegura. Acolha as emoções e mantenha a firmeza, demonstrando para a criança que você confia nela e que tudo transcorrerá com tranquilidade. Não faça concessões desnecessárias!
Não fique triste - cuide-se: muitos pais se sentem culpados por “deixar” seus filhos na creche ou na escola. Às vezes, a “dor da separação” bate mais forte nos pais do que nas próprias crianças, que acabam encarando com naturalidade e como diversão. Portanto, não se cobre tanto e busque alternativas para distrair seu foco. Permita-se pensar em você, enquanto eles estão encarando seus desafios!
Integração: integre-se com a escola, professores e pais dos outros alunos. Se puder, programe passeios em conjunto, ida ao teatro, ao cinema ou qualquer programa em grupo, para estreitar laços. O convívio social será benéfico para as crianças. Além disso, o envolvimento funciona como parceria entre professores e pais, fazendo com que os responsáveis se sintam confiantes e com apoio mútuo!
É verdade que são muitas emoções, perguntas e inseguranças... Tudo isso faz parte dessa fase tão importante nas famílias. Por isso, acalme seu coração e liberte seus filhos.
Um abraço e até o próximo artigo!
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.
Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções para os problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.
Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple, Google e no meu Blog, com episódios atualizados em tempo real. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/