Editorias
Divertida Mente: Ótima dica de filme para o Dia das Crianças
*Por Jusley Valle
Mês de outubro batendo na porta do calendário e Dia das Crianças chegando!
Saber lidar com as emoções é super importante tanto para as crianças quanto para seus pais, pois isso afeta diretamente suas relações e tomada de decisão em suas vidas.
Se você ainda não assistiu ao filme, não sabe o que está perdendo! Está aí uma ótima dica, para assistir com as crianças no Dia das Crianças. Isso mesmo! O filme, além de divertido, dá uma aula sobre as emoções infantis e as relações familiares.
De uma forma lúdica e leve, “Divertida Mente” aborda as emoções primárias das crianças: alegria, medo, nojo, tristeza e raiva.
Por meio da observação do comportamento infantil, o filme demonstra como funciona a estrutura emocional da criança e como se dá a construção da inteligência emocional, com base nas relações, atitudes, reações e comportamentos frente aos fatos do dia a dia.
O medo, por exemplo, pode ser negativo ou positivo, ao mesmo tempo. Sentir medo se torna uma emoção positiva, quando garante a nossa segurança e a da criança, porque o medo atua como uma defesa e fonte de sobrevivência.
Por outro lado, se torna negativo ao nos limitar e impedir a realização dos desafios ou a aceitação de novidades, como foi o caso da protagonista do filme, Riley, que teve que se adaptar às novidades na sua vida com a mudança de cidade.
O filme mostra, de uma forma inteligente, o que funciona e o que não funciona na abordagem infantil de uma forma prática e na relação com os pais. Além disso, exalta e fortalece sentimentos como amizade e confiança, não só entre os amigos, mas, principalmente, dentro do sistema familiar.
Outro ponto trabalhado no filme é a comunicação. Dá exemplos de como saber se comunicar é fundamental entre os membros da família, para resolver as questões com amorosidade, empatia e respeito mútuo.
A empatia e a comunicação são abordadas no filme o tempo todo, uma vez que os conflitos giram em torno da falta de comunicação, mal entendimento e falta de percepção da emoção do outro. Ouvir sem julgamento e se colocar no lugar da criança, antes de iniciar uma discussão sem fundamento. Por isso, é importante aplicar os conceitos da Comunicação Não Violenta na educação dos nossos filhos.
Os pais podem buscar identificar e aceitar a emoção da criança, pois essa prática amplia a conexão e gera um ambiente de harmonia e entendimento. Se você ainda não assistiu, faça uma pipoca e aproveite e veja com seus filhos.
Vocês podem gerar um ambiente, para compartilhar suas emoções e tornar as relações mais leves. Tenho certeza de que vão amar e se identificar muito!
Divirtam-se e até o próximo artigo!
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.
Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções para os problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.
Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple, Google e no meu Blog, com episódios atualizados em tempo real. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/