Editorias
Sabia que você exerce liderança sobre seus filhos?
*Por Jusley Valle
Sabia que você exerce liderança sobre seus filhos?
Já parou para pensar que você é o primeiro líder do seu filho? Pois é, estamos muito acostumados a ouvir sobre o tema liderança dentro dos mundos corporativo, político ou esportivo. E o questionamento que quero fazer é: os pais são líderes seus filhos? Sim ou com certeza? Ambos!!
O processo de aprendizado infantil mostra que os bebês já imitam seus pais, por meio do espelhamento, ainda que involuntariamente. A repetição dos sons emitidos e dos movimentos realizados pelos pais fazem parte do desenvolvimento infantil.
Ao passar dos anos, com o cérebro mais desenvolvido e fazendo conexões neurais, a imitação ou a repetição passa a ser uma atitude voluntária das crianças, para refletir o comportamento dos pais. Crianças são ótimas imitadoras e, por isso, entendem que os pais são seu ponto de referência e, assim, os pais iniciam o papel de liderança junto aos filhos, pois os filhos se espelham neles.
O autor norte-americano, Kenneth Blanchard disse que “A chave para uma liderança de sucesso é a influência, não a autoridade.” É exatamente assim que os pais líderes afetam seus filhos, por meio da capacidade de influenciar e não de obrigar a tomar atitudes ou adotar algum comportamento.
Todo líder influencia ou lidera pelo exemplo, pelas atitudes que adota e não só pelo seu discurso, ou seja, pelo que ele fala. O exemplo tem um poder de convencimento inabalável e a criança copia, exatamente, o padrão de comportamento dos pais. É nesse ponto que está a chave, para os pais atingirem seus objetivos como educadores e exercem a parentalidade plenamente.
Claro, que é importante haver congruência entre o que os pais falam e o que fazem. Assim, de nada adianta, se o discurso não estiver diretamente conectado à ação.
Alguns pais não se dão conta e questionam o comportamento das crianças, porque não identificam que os filhos reagem ao funcionamento do sistema familiar no qual se encontram inseridos.
Pense em um motor, onde as peças das engrenagens se encaixam perfeitamente. É assim que funciona o sistema familiar que se retroalimenta e cria um padrão de comportamento funcional dentro da família. Esse padrão se propaga para fora da família, na escola e na sociedade. Por isso, o cuidado na formação e transferência de valores é necessário, para que a criança tenha boas relações dentro e fora do ambiente familiar.
Já percebeu que algumas vezes nos perguntamos: “Não sei onde meu filho aprendeu isso...?” Esteja certo de que, em algum momento, ele está se espelhando em você ou, em alguns casos, nos responsáveis pela sua educação: avós, cuidadores etc. Mas a criança estará, na grande maioria das vezes, assimilando e repetindo, muito mais do que ela observa como exemplo, do que aquilo que ela ouve.
Por isso, é bem pertinente que os pais estejam atentos a alguns pontos:
*Elogios em público e correção no privado;
*Inspiração pelo exemplo e não obediência pelo autoritarismo;
*Congruência entre a fala e a ação.
E você, o quanto tem inspirado seus filhos?
Um abraço e até o próximo artigo.
Sobre a autora
Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.
Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções para os problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.
Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple, Google e no meu Blog, com episódios atualizados em tempo real. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/